Transporte por aplicativo

Motoristas de Uber podem virar CLT; será que todos querem vínculo empregatício?

Empresa informa que vai recorrer e que não vai adotar medidas antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados

Por Vitória Drehmer
15/09/2023 16h10 Atualizado há 2 meses

A Justiça do Trabalho determinou que a Uber deve registrar todos os motoristas pela CLT a partir de agora. Além disso, a empresa ainda foi condenada a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos. Apesar de ser uma decisão da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, assinada pelo juiz Mauricio Pereira Simões, a deliberação tem abrangência nacional. A empresa diz que vai recorrer.

O que dizem os motoristas?

Nildo de Souza, de Santa Catarina, que até já ajudou argentinos a saírem do Brasil sendo motorista de aplicativo, acredita que a proposta não é interessante. “Para nós não é viável. Eu estou em um grupo do Whatsapp com mais de 200 motoristas e ninguém quer ter a carteira assinada. Senão, teremos que pagar impostos e ainda vão nos obrigar a ter horas trabalhadas”, diz.

O que diz o Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativo?

Ainda assim, Leandro da Cruz Medeiros, presidente do Sindicato dos trabalhadores com aplicativo do estado de São Paulo (Stattesp), acredita que essa já é uma conquista. “É uma situação que cabe recurso, mas que é uma grande vitória para a classe trabalhadora. A gente sempre vem falando sobre a existência desse vínculo. Além disso, a tese defendida pelo juiz está bem embasada”.

Fonte: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2023/09/motoristas-de-uber-podem-virar-clt-sera-que-todos-querem-vinculo-empregaticio.ghtml. Acesso em: 23/11/2023. [Com adaptações].

Trabalhar para app rende menos por hora a motoristas e entregadores; veja salários

Brasileiros preferem carros por aplicativo a serviços públicos de transporte

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria mostra que ônibus é o meio mais utilizado

Segundo o levantamento, 64% dos usuários consideram o serviço oferecido por empresas como Uber e 99 como boas ou ótimas. O segundo meio melhor avaliado é o metrô, com 58% de aprovação. Na sequência, aparecem trem, táxi e ônibus – este fica em último lugar, com 29% de avaliações positivas.

No quesito custo-benefício, o transporte privado também lidera. A maioria considera ser mais vantajoso viajar com os motoristas de aplicativo a enfrentar outras formas de locomoção.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/08/brasileiros-preferem-carros-por-aplicativo-a-servicos-publicos-de-transporte.shtml. Acesso em: 28/11/2023. [Adaptado].

Propostas para a redação

Tendo por parâmetro as informações da coletânea, além de seu próprio conhecimento sobre o assunto, escreva um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO sobre o tema Transporte por aplicativo.

Entre outras possibilidades, a título de sugestão, você poderá: (1) Escrever um texto destacando o ponto de vista dos motoristas que optaram por essa modalidade de trabalho OU (2) Escrever um texto destacando o ponto de vista dos usuários que optaram por essa modalidade de transporte.

Para baixar