Recursos hídricos no Brasil: o que fazer para evitar a escassez

Texto 1

Crise hídrica faz ilha reaparecer em represa no interior de SP

Ela sempre esteve ali, mas não fazia parte da paisagem de quem se aproximava da represa de Jurumirim, no Rio Paranapanema, em Avaré, no interior paulista. A ilha de 38880 metros quadrados, o equivalente a 5,4 campos de futebol, ressurgiu em meio à crise hídrica que atinge parte do país e que foi responsável também pela reaparição de um barco naufragado há mais de 90 anos e de construções de uma antiga cidade no interior de São Paulo. O ressurgimento da ilha motivou a Rede Brasil do Pacto Global a lançar uma campanha para “afundar” a área – na verdade, contra a destruição da Amazônia e o aquecimento global, entre outros pontos que contribuem para o surgimento de problemas como a crise hídrica vivida no país. […]

TOLEDO, Marcelo. Folha de S.Paulo, 20 dez. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 23 dez. 2021

Texto 2

Crise hídrica faz ilha reaparecer em represa no interior de SP

A safra de grãos de 2021/2022 no Paraná deve ser de 22,54 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). O volume previsto representa uma queda de 3% em relação ao que foi colhido no estado no ano anterior.

A queda deve acontecer apesar do aumento da área plantada, que foi de 2% nesta safra.

Segundo o departamento, o resultado deve ser pior em relação à safra passada por causa da queda de produtividade da soja, do milho e do feijão.

O Deral informou que as culturas tiveram perdas por causa da crise hídrica pela qual o estado passa e por causa das geadas que atingiram o estado no fim do inverno. G1 PR, 22 dez. 2021.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 23 dez. 2021.

Texto 3

Texto 4

A infraestrutura natural refere-se a espaços naturais e abertos, como florestas ou zonas úmidas, que são estrategicamente manejados para proteger o abastecimento de água a jusante. Se essas áreas naturais são reduzidas em função da expansão urbana, convertidas em áreas agrícolas ou degradadas, o abastecimento de água das cidades estará mais propenso a sofrer por escassez ou tornar-se poluído. Quando manejadas de forma adequada, a infraestrutura natural garante maior disponibilidade de água para as cidades através do controle de vazão, prevenção do acúmulo de sedimentos responsáveis pelo assoreamento de córregos e rios, e pela retenção de poluentes antes que alcancem os cursos-d’água. […] GARTNER, Todd; OZMENT, Suzanne. A infraestrutura natural pode ajudar a resolver a crise hídrica nas cidades brasileiras. World Resources Institute.

Disponível em: https://www.wri.org. Acesso em: 23 dez. 2021

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Recursos hídricos no Brasil: o que fazer para evitar a escassez”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relaci