Uma das obras clássicas da cultura amazônica é o livro O Rio comanda a vida, de Leandro Tocantins, lançado em 1940, quando o autor tinha apenas 21 anos.
Nele, o escritor mostra aspectos diversos da geografia e do folclore regional. Por todo o livro, porém, percebe-se que tudo está baseado nos rios, com seus ciclos de enchente e vazante. Os rios são “caminhos em marcha e que levam aonde queremos ir”.
Até o ano de lançamento do livro, todas as cidades da região ficavam à beira de um rio ou de um lago, porque, de outra forma, não teriam como se comunicar umas com as outras. Pelos rios as cidades e pequenas vilas se ligavam ao mundo, recebiam mercadorias e exportavam sua pouca produção. Em suma, o rio comandava a vida. Só por ele era possível se deslocar, fosse o Purus, o Solimões, o Negro, o Madeira, etc.
Hoje em dia, com algumas estradas e com os aviões, os rios deixaram, em relação a várias cidades, de ser imprescindíveis, embora ainda tenham grande importância.
A partir das observações feitas no texto, sua redação vai exatamente tratar da importância do rio para a cidade ou vila em que você mora. Disserte sobre sua contribuição para as comunicações e a economia ou, ainda, outros aspectos que julgar relevantes.
Se, por exceção, você morar em local onde não exista rio ou ele não comande a vida, disserte sobre o seu substituto.
Não esqueça de dar um título à sua redação, não repetindo, no entanto, o que está no texto-base. Não coloque ponto após o título.
Comentários