O diploma universitário é garantia de sucesso no mercado de trabalho?

Texto 01

O sonho de todo jovem é sair da faculdade com o diploma na mão e de imediato encontrar um emprego com um bom salário. Mas a verdade é que em poucas profissões isso irá acontecer. Será necessário esforçar-se muito, conquistar espaço, buscar qualificação, ser humilde, proativo, aprender com os outros, ser paciente… e mais uma dezena de outros quesitos que movimentam o competidíssimo mercado de trabalho na era da globalização. A boa notícia é que sim, quem tem diploma realmente ganha mais que a média do trabalhador brasileiro. Contudo, isso não é motivo para se acomodar.

Os dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre) demonstram que o número de pessoas com nível superior cresceu 8,5%, enquanto a classe sem nível superior, 4,4%. Os trabalhadores com diploma receberam, em média, R$ 4.135,06 e os sem nível superior R$ 1.294,70, ou seja, uma diferença de 219,4%.

A gerente da Agência do Trabalhador da cidade de Francisco Beltrão (PR), Isolete Gemelli, conta que no dia a dia é comum ouvir as pessoas reclamando de baixos salários. “A grande maioria dos candidatos não tem curso superior, é uma das razões para sempre receberem o salário mínimo da categoria. Não estão se qualificando para dar algo a mais, um diferencial, que possa motivar um aumento salarial”, frisa.

(Niomar Pereira. www.jornaldebeltrao.com.br. Adaptado.)

Texto 02

O estudante Marcus Lucas Peres Caum, que cursa Licenciatura em Informática, subiu de cargo e aumentou o salário no último ano. “A diferença é que não ganhei um aumento de salário e cargo por conta do curso de graduação, mas sim da experiência na área.” Ele trabalha em uma empresa de desenvolvimento web (sites e sistemas). Marcus acredita que o que pesou favoravelmente foi o conhecimento adquirido com outros cursos e a experiência com o trabalho. “Creio que só o fato de estar cursando faculdade não interferiu, depende muito da área. No meu caso, o que valeu foi mesmo o conhecimento”, pontua

(Niomar Pereira. www.jornaldebeltrao.com.br. Adaptado.)

Texto 03

Não é por acaso que o gaúcho e libriano Luís Fernando Veríssimo – nascido em Porto Alegre, RS, a 26 de setembro de 1936 – tornou-se um dos melhores humoristas da literatura brasileira. Apesar de sua formação acadêmica envolver desde os estudos no Instituto Porto Alegre até o Theodore Roosevelt High School em Washington D.C., Estados Unidos, o escritor não hesita em se dizer autodidata, afirmando que nada aproveitou dos anos na escola. Foi na experiência profissional diversificada ao longo da vida que nasceram as várias facetas de seu talento.

(Apresentação do autor. In: Luís Fernando Veríssimo. O nariz e outras crônicas, 2003.)

Com base nos textos apresentados, redija um texto dissertativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O diploma universitário é garantia de sucesso no mercado de trabalho?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *