O combate às “fake news” na era digital

Texto 01

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

(Lorraine Vilela Campos. “O que são Fake News?” https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Adaptado).

Texto 02

Ao eleger a expressão “pós-verdade” (post-truth) como palavra do ano em 2017, o Dicionário Oxford a definiu como: “um adjetivo relacionado ou evidenciado por circunstâncias em que fatos objetivos têm menos poder de influência na formação da opinião pública do que apelos a emoções ou crenças pessoais” (Genesini, 2018, p. 47). O termo, juntamente à expressão fake news, ganhou fama a partir de 2016 após dois fenômenos de grande repercussão na política internacional, quais sejam, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) e a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América.

A ideia básica que permeia a menção aos termos ‘fake news’ e ‘pós-verdade’ é a da existência de uma era de rápida velocidade de produção e circulação da informação. Em suma, as formas tradicionais de organização, seleção, classificação e exclusão discursivas são colocadas em xeque em um ambiente no qual parece não haver mais qualquer autoridade estabelecida, ou seja, no qual qualquer um pode dizer qualquer coisa sobre qualquer assunto da maneira que bem entender. A informação pode vir de qualquer fonte e sem nenhum critério, com potencial de se espalhar, de manipular as emoções e de realizar influência destrutiva e determinante na população, capaz talvez de definir os rumos das democracias contemporâneas (Mans, 2018).

(Marco Antônio Sousa Alves e Emanuella Ribeiro Halfeld Maciel. “O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto.” https://revista.internetlab.org.br/o-fenomeno-das-fake-news-definicao-combate-e-contexto/. Fevereiro/2020. Adaptado.)

Texto 03

Fake news se espalham rápido e, na internet, todo mundo está sujeito a ser enganado por elas. Por isso, o G1 procurou especialistas para ajudar a identificar se uma mensagem é verdadeira ou não e dar dicas de como combater as mensagens falsas. Entre as principais dicas dos especialistas para ajudar a combater fake news estão as seguintes:

  • Verificar se as mensagens que você recebe nas redes sociais são verdadeiras
  • Não compartilhar os conte