Eu, Homo Sapiens

Tenha por base o texto e as informações a seguir para desenvolver sua redação:

EU, HOMO SAPIENS

Todos os seres vivos pertencem a uma espécie. No nosso caso, nossa espécie é a do Homo Sapiens. E embora cada um de nós tenha aspectos comuns aos demais indivíduos, possuímos características físicas, comportamentais e psicológicas que nos distinguem e nos tornam únicos. Você, por exemplo, é um, dentre os bilhões de sapiens que povoam a terra.

A proposta desta redação é a de um texto sobre você mesmo(a). Desenvolva-a, porém, evitando escrever seu nome.

Atente para algumas sugestões que fazemos para que você produza sua redação:

Sugestão 1: Escreva sobre o curso que você escolheu: o que pretende com ele; diga se ele é realmente a sua opção de vida ou se tem outra preferência.

Sugestão 2: Escreva sobre o que você faz no dia a dia e nas horas vagas, suas habilidades e talentos, formas preferidas de lazer, hábitos de leitura.

Sugestão 3: Escreva sobre sua família, sua infância, local onde mora, suas pretensões para o futuro.

Sugestão 4: Tenha total liberdade. Escolha sobre o que você quer escrever, desde que não extrapole a proposta feita: você deve ser o centro de seu texto.

“Guerra e paz”, quadro de Cândido Portinari
(Gravura ilustrativa das atividades humanas)

ATENÇÃO!

Veja o que diz a Resolução 011/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFAM, de 18.04.2016, que disciplina a aplicação e a correção da prova de Redação:

Art. 9º – Será atribuída nota 0,0 (zero) à redação que:
I.
Não se coadunar com o tema proposto;
II. Transcrever o(s) texto(s)-base;
III. For apresentada com menos de 15 (quinze) linhas.

Nunca é demais dizer que você deve evitar:

Escrever em versos ou em forma de narração, caso em que sua redação receberá a nota 0 (zero).
Desenvolver temas em que você não esteja presente no texto e que não se relacionam à proposta feita, tais como: corrupção, desemprego, fraude eleitoral, fome, gravidez na adolescência, desmatamento, poluição, problemas no trânsito, educação etc. Caso isso aconteça, seu texto será considerado fora do tema e receberá igualmente a nota 0 (zero).
Embora não haja texto-base em considerável extensão, evite transcrever a proposta, pois a penalidade será a mesma; quando isso for necessári