A influência de Manaus sobre os municípios do estado

As cidades grandes exercem sobre as cidades médias e pequenas um forte poder de atração, mediante a propagação, dentre outras coisas, de seu modo de vida. No Brasil, isso ocorre com as capitais, que possuem as maiores aglomerações populacionais (salvo exceções) em nível estadual.

No caso específico do Amazonas, Manaus detém a metade – se não mais – da população do Estado, o que significa que ela funciona como um ímã. Normalmente, portanto, as capitais atraem as cidades do interior e elas aumentam seu contingente populacional mediante a chegada contínua de migrantes, que vêm em busca de melhores condições de vida.

É isso o que acontece, salvo casos que fogem à regra, como, por exemplo, Juiz de Fora, em Minas Gerais, cuja proximidade com o Rio de Janeiro a faz ser atraída não por Belo Horizonte, mas pela antiga capital do Brasil. Dessa forma, os habitantes de Juiz de Fora torcem pelos times do futebol carioca e não por Cruzeiro ou Atlético – esse dado é revelador das influências de uma cidade sobre a outra.

São Paulo e Rio de Janeiro, como os maiores polos econômicos do País, exercem essa atração por todo o Brasil – numa espécie de colonialismo interno, estrutura que revela as desigualdades regionais. Manaus mesmo tem os olhos voltados para a Cidade Maravilhosa e reproduz, em plano nacional, o poder que exerce sobre as cidades do interior amazonense.

Tendo por base as informações acima e sua própria experiência, faça sua redação sobre a influência que Manaus exerce (ou não) sobre sua cidade.

Envie a sua redação

  • Correções comentadas
  • Com base no edital do seu vestibular
  • Em até 05 dias úteis

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *