Você não está logado na plataforma

Faça login para acompanhar as aulas e acessar todos os materiais em PDF

Revisão de História do Amazonas

Playlists relacionadas

Sobre a aula

Resumo IA

O excerto fala sobre a importância do trabalho da arqueologia na compreensão da pré-história da Amazônia e sobre a difusão da cerâmica como um indicador de sociedades complexas e sedentárias.

Destaques

  • 🏺 A difusão da cerâmica na Amazônia Pré-colonial revela a presença de sociedades complexas com domínio da agricultura, uma vez que os potes provavelmente eram utilizados para armazenar alimentos e mantimentos.
  • 🏛️ A criação do Teatro Amazonas em 1896, no auge do período da borracha, representava a aspiração da elite amazonense em desenvolver a região e ostentar riqueza, imitando a cultura europeia.
  • 🪖 A proposta do deputado João Cândido de Deus Silva, em 1839, para a elevação da comarca do alto Amazonas à categoria de província autônoma, demonstrava o desejo da elite local de se manter fiel ao governo imperial e garantir o controle do território fronteiriço.
  • ⛪️ A presença das ordens religiosas, como os jesuítas e carmelitas, foi fundamental para a colonização da Amazônia durante a primeira metade do século XVII, mas esse quadro foi radicalmente modificado com o Diretório dos Índios, no século XVIII.
  • ⚖️ As leis que proibiam a escravização indígena na Amazônia Colonial, como a Lei de 1595 e os Decretos de 1605, 1608 e 1609, eram constantemente contestadas pelos colonos, que alegavam a necessidade de mão de obra para seus negócios.

Módulos de História