Você não está logado na plataforma
Faça login para acompanhar as aulas e acessar todos os materiais em PDF
Revisão de Espelhos Planos e Esféricos
Playlists relacionadas
Sobre a aula
- Física
- Prof. Luis Felipe
- 08/10/2024 8:40 pm
Resumo IA
Essa aula aborda a revisão de espelhos planos e esféricos, incluindo seus conceitos, propriedades e aplicações. A discussão inclui exemplos práticos como espelhos de maquiagem, retrovisores de caminhão e espelhos de ônibus.
Highlights
- 🪞 Espelhos Planos: A reflexão da luz ocorre em ângulos iguais de incidência e reflexão, formando imagens virtuais, invertidas da esquerda para a direita, e com a mesma distância do objeto até o espelho.
- 📐 Número de Imagens em Espelhos Planos: A fórmula 360º/teta – 1 calcula o número de imagens formadas por dois espelhos planos, sendo teta o ângulo entre eles. Espelhos planos paralelos formam infinitas imagens.
- 🔎 Espelhos Esféricos: Os espelhos côncavos e convexos possuem propriedades que os distinguem dos planos. Os côncavos convergem a luz para um único ponto, enquanto os convexos a divergem.
- 🧮 Raios Notáveis: Raios incidentes paralelos ao eixo de curvatura refletem passando pelo foco, enquanto raios passando pelo foco refletem em paralelo ao eixo de curvatura. O raio que passa pelo vértice reflete com o mesmo ângulo de incidência, e o que passa pelo centro de curvatura reflete sobre si mesmo.
- 🖼️ Formação de Imagens em Espelhos Côncavos: Dependendo da posição do objeto, as imagens podem ser reais ou virtuais, invertidas ou direitas, maiores ou menores que o objeto. A posição do objeto determina o tipo de imagem formada.