Você não está logado na plataforma

Faça login para acompanhar as aulas e acessar todos os materiais em PDF

Revisão de Era Vargas

Playlists relacionadas

sobre a aula

Resumo IA

Essa aula aborda a Era Vargas com foco nas questões cobradas nos vestibulares da Vunesp, principalmente para os cursos SIS e Macro da UEA. A aula discute a charge do “teatrinho do pai dos pobres”, a luta pelo voto feminino e o golpe do Estado Novo, contextualizando a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e a industrialização do país durante o governo Vargas.

Highlights

  • 🎭 A charge do “teatrinho do pai dos pobres” ilustra o populismo de Vargas, onde ele se apropriava de pautas populares para controlar os movimentos sociais.
  • 🗳️ A luta pelo voto feminino, liderada por mulheres como Berta Lutz, já era forte no Brasil antes de Vargas, que se apropriou dessa demanda para se apresentar como defensor das mulheres.
  • 🔨 O Estado Novo foi justificado pelo falso plano Coen, um golpe de estado para perpetuar Vargas no poder, que se aproveitou da paranoia anticomunista da época.
  • 🪖 A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial se deu através do fornecimento de borracha amazônica para os aliados, com os seringueiros sendo chamados de “soldados da borracha”.
  • 🏭 A industrialização do Brasil durante o governo Vargas se caracterizou pelo nacionalismo econômico, com foco na produção de bens de consumo e na criação de empresas estatais de base, como a Volta Redonda.

Módulos de História