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Modernismo no Brasil VIII: Prosa na 3ª Geração

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Resumo IA

Este trecho trata sobre a prosa da terceira geração do Modernismo brasileiro, focando em Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e João Guimarães Rosa. É explorada a presença de uma racionalidade crítica na poesia e a simbologia, o íntimo e o realismo fantástico na prosa, além do regionalismo universal em Guimarães Rosa. São analisados o fluxo de consciência, a epifania, a análise intimista e a tensão entre indivíduo e contexto social. A discussão se aprofunda em obras como “Amor”, “A Imitação da Rosa”, “A Hora da Estrela”, “A Paixão Segundo G.H.” e “Ciranda de Pedra”, destacando as características e temáticas presentes em cada uma delas.

Highlights

  • 📚 Prosa na terceira geração: Essa fase do Modernismo brasileiro se caracteriza pela experimentação na prosa, com foco na análise do íntimo dos personagens, simbologia e realismo fantástico.
  • 🧠 Clarice Lispector: Sua prosa é marcada pela análise intimista, epifania e pelo fluxo de consciência complexo. Obras como “Amor” e “A Hora da Estrela” exploram a angústia e a invisibilidade da mulher na sociedade.
  • 🎭 Lygia Fagundes Telles: Traz um fluxo de consciência mais equilibrado e obras como “Ciranda de Pedra” exploram temas como medo, solidão e incomunicabilidade, com uma forte carga emocional.
  • 🌎 João Guimarães Rosa: Destaca-se pelo regionalismo universal, com obras como “Sagarana” que retratam a cultura e o linguajar do interior, mas com uma universalidade que transcende o regional.
  • 😱 A Paixão Segundo G.H.: Um dos livros mais complexos e desafiadores de Clarice, que aborda a ética e a compaixão através da experiência existencial da protagonista.

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