Você não está logado na plataforma
Faça login para acompanhar as aulas e acessar todos os materiais em PDF
Propriedades dos Compostos Orgânicos II
Playlists relacionadas
sobre a aula
- Química
- Prof. Thayssa Remédios
- 26/08/2024 8:40 pm
Resumo IA
Acidez e comportamento químico
- 📚Existem três definições diferentes de diferentes cientistas para definir o que é um ácido, cada uma falando sobre coisas diferentes, mas com a mesma intenção.
- ⚗️O ácido sulfônico é mais ácido que o ácido carboxílico.
- 💡Os ácidos carboxílicos apresentam alta acidez devido à presença de dois oxigênios em sua composição, o que puxa a parte negativa para o lado oposto, tornando o hidrogênio mais ionizável.
- ⚡️Grupos indutivos, como halogênios e o grupo Nitro, concentram a eletronegatividade e tornam o hidrogênio mais ionizável.
- 💡O fenol é ligeiramente ácido devido à natureza eletronegativa da cadeia do anel aromático, que concentra a eletronegatividade e torna o hidrogênio mais ionizável.
- ⚗️Os ácidos orgânicos são muito menos ácidos que os ácidos inorgânicos, como o ácido sulfúrico, o ácido nítrico e o ácido clorídrico.
- 🧬Quanto maior a presença de grupos indutores na cadeia, maior a acidez do composto.
Interações e propriedades moleculares
- ❄️Quem faz ligações de hidrogênio acaba tendo um ponto de fusão e um ponto de ebulição mais altos e, consequentemente, as moléculas demoram mais para se separar.
- 🔬Quanto mais ramificações uma molécula tem, mais impedimentos ela tem para interagir com outras moléculas, dificultando a formação de interações intermoleculares.
- 🔥Uma interação mais forte entre moléculas causa pontos de fusão e ebulição mais altos.
- 🔬Quanto mais ramificações uma cadeia tiver, menores serão seus pontos de fusão e ebulição, porque não haverá tanta interação entre as cadeias.
- 🧪A força das interações intermoleculares, como ligações de hidrogênio, dipolo-dipolo e dipolo induzido, afeta o ponto de ebulição das substâncias, com interações mais fracas resultando em pontos de ebulição mais baixos.
- 💡O ácido butanoico tem um ponto de ebulição mais alto que o álcool porque tem a possibilidade de formar duas ligações de hidrogênio, enquanto o álcool tem apenas uma.