Você não está logado na plataforma

Faça login para acompanhar as aulas e acessar todos os materiais em PDF

Diretório dos Índios

Playlists relacionadas

sobre a aula

Resumo IA

Este trecho de aula aborda o “Diretório dos Índios”, uma legislação criada durante o período pombalino que visava a transformar a relação entre a coroa portuguesa e os indígenas da Amazônia. O objetivo era assimilar os indígenas ao processo de colonização, com o intuito de garantir mão de obra para o desenvolvimento econômico da região. No entanto, apesar de impactante, o Diretório teve vida curta, sendo extinto em 1798 e substituído pelas “Milícias de Trabalhadores Indígenas”.

Highlights

  • 💥 O Diretório dos Índios pretendia, através de 95 parágrafos, “civilizar” os indígenas, alterando a administração, a economia, o trabalho e o campo social.
  • 🏛️ A administração nas aldeias era organizada por “principais”, com um “diretor de índios” em cada uma.
  • 💰 A economia colonial era dinamizada com o incentivo à agricultura para o consumo interno e o pagamento de salários pelo trabalho indígena.
  • 🙅 A resistência indígena e a ineficiência dos “diretores de índios” foram fatores que contribuíram para o fim do Diretório.
  • 🪖 Em 1798, o Diretório foi extinto por uma Carta Régia, e as “Milícias de Trabalhadores Indígenas” foram criadas, com o objetivo de manter o controle e garantir mão de obra indígena para a coroa portuguesa.

Módulos de História