Leia o excerto da obra de Carolina Maria de Jesus, Onde estaes, Felicidade?
“E Jose dós Anjós percorreu. Varias cidades. E as respostas eram como espadas a perfurar-lhe o coração. Ele fói perdendo o interesse pela vida. Não mais procuróu barbeiro. Os cabêlos e as barbas confunde se. Cresçeu até a cintura. Quando êle chega num hospicio e pergunta:
– Felicidade passou por aqui?
Eles dizem… êle é louco! Abatido e sem ilusão, resolveu voltar para gratão o seu desêjo é mórrer no seu ranchinho de sape onde êle e Felicidade fôram felizes.
Isolóu-se por completo. Permaneçe sentado na pórta com os olhos fitós na estrada até a curva onde o automóvel dobróu. Esperando a Felicidade voltar. As vêzes êle impacíenta-se e brada:
_Onde estaes Felicidade!
Os cabêlos e as barbas de Jose dos Anjos, avulumouse tanto, que parece a juba de um leão.”
A partir da leitura da obra de Carolina Maria de Jesus, percebemos que o personagem José dos Anjos termina a obra isolado, abandonado em sua própria vida, e é visto como “louco”.
Em algumas situações vivenciadas, as decepções amorosas, as dificuldades econômicas e os problemas em geral do cotidiano podem afetar a saúde mental e causar transtornos como ansiedade, depressão, entre outros transtornos de ordem mental, principalmente após a pandemia de Covid 19.
Nesse contexto, disserte sobre essa temática refletindo sobre medidas que podem ser pensadas para acolhimento e tratamento de pessoas que apresentam esse tipo de problema.