Entidades indigenistas e socioambientais denunciaram uma “tragédia humanitária” em curso na Terra Indígena Yanomami durante audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (14/07/2022). A área, que ocupa partes dos estados de Roraima e Amazonas, é marcada por garimpo ilegal de ouro e cassiterita, violência sexual de mulheres e crianças, ameaças de morte e desestruturação dos postos de saúde.
O geógrafo e analista do Instituto Socioambiental (ISA) Estevão Senra apresentou dados atualizados do relatório “Yanomami sob Ataque”: até abril deste ano, já havia 4 mil hectares impactados pelo garimpo ilegal dentro da terra indígena e mais de 40 pistas clandestinas a serviço de garimpeiros e narcotraficantes.
Em 2021, a região registrou quase 50% dos casos de malária do País e hoje existem cerca de 3 mil crianças com déficit nutricional, segundo Senra. “Hoje, a Terra Indígena Yanomami é palco de uma das maiores tragédias humanitárias que estão ocorrendo no Brasil. Os dois vetores principais dessa crise são o avanço do garimpo ilegal e a má gestão do distrito sanitário, que se entrelaçam e vão se realimentando”, disse.
Apesar de anúncios de R$ 200 milhões de recursos públicos aplicados em saúde indígena, as lideranças Yanomami reclamam da falta de medicamentos e materiais básicos. Também denunciaram indicações políticas para o comando dos distritos sanitários. A coordenadora da comissão externa, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), já cobrou informações oficiais ao Tribunal de Contas da União e pretende pedir ao Supremo Tribunal Federal que determine providências ao Poder Executivo no âmbito de uma ação judicial (ADPF 709) já em curso.
“Realmente é uma crise humanitária. Nada justifica não ter remédio para vermes e questões básicas. É uma responsabilidade que tem de ser apurada. Uma vez que não tem uma providência enérgica para retirar garimpeiros, tem que se dar resposta para essa questão da saúde. Isso é mais do que urgente”, reclamou.
Fonte: Portal Câmara Notícias, 14.07.2022. Adaptado. http://bit.ly/3YlSxMN. Acessado em 06.03.2023.

A proposta desta redação é de um texto sobre a tragédia humanitária do povo Yanomami.
Atente para algumas sugestões que fazemos para que você produza sua redação:
Sugestão 1: Escreva sobre como o povo Yanomami sofreu por causa da ausência de políticas públicas governamentais.
Sugestão 2: Escreva sobre como o povo Yanomami sofreu as consequências da exploração ilegal de suas terras e da falta de assistência à saúde.
Sugestão 3: Escreva sobre como o povo Yanomami pode sair da crise humanitária a partir de ações governamentais.