Considere a coletânea a seguir:
Tarcísio veta projeto que queria proibir venda de animais em pet shops; governo envia nova proposta
Governo de São Paulo propõe lei para regulamentar o comércio de cães e gatos no Estado paulista; animais não poderão ser expostos em vitrines
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou o projeto de lei de autoria do deputado Rafael Saraiva (União Brasil) aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 8 de agosto deste ano, que pretendia proibir a criação e revenda de animais (cachorros, gatos e pássaros domésticos) em pet shops e estabelecimentos comerciais, inclusive pela internet, e criava o Cadastro Estadual do Criador de Animal (CECA) no Estado de São Paulo.
Em contrapartida, o governo de São Paulo propôs uma lei para regulamentar o comércio de cães e gatos no Estado paulista, conforme divulgou nesta segunda-feira, 9.
“O projeto foi construído para aperfeiçoamento do projeto de lei 523/2023… que foi vetado por violar o princípio da livre-iniciativa…”, justificou o governo estadual.
O deputado defendia que o objetivo era acabar com criadouros ilegais. “Eles exploram ao máximo a saúde dos animais que ali estão, coibindo e responsabilizando aqueles que cometem o crime de maus-tratos aos animais”. […]
Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/tarcisio-veta-projeto-que-queria-proibir-venda-de-animais-em-pet-shops-governo-envia-nova-proposta-nprm/. Acesso em: 30/10/2023.
POR QUE VOCÊ DEVE ADOTAR E NÃO COMPRAR ANIMAIS
No Brasil, embora não haja uma estatística oficial, o número de animais simplesmente “jogados fora” e abandonados à própria sorte pode chegar a 20 milhões.
É triste e, ao mesmo tempo, inacreditável que muitas pessoas ainda preferem comprar um cãozinho ou um gatinho, de criadores ou online (que utilizam suas “matrizes” [fêmeas] como ferramentas para ganhar dinheiro), com tantos animais precisando ser adotados, precisando de um lar.
Se entendermos que animais não são mercadorias, mas seres capazes de sentimento, que têm necessidades de amar e de serem amados, concordaremos que não há sentido em se comprar animais. Comprando um animal, você estará incentivando um comércio muito injusto, o comércio de seres vivos. Lembre-se que só haverá vendedor se houver comprador.
O comprador de animais em feiras de filhotes muitas vezes não tem consciência disso, assim como desconhece a quantidade imensa de animais que aguardam adoção ou que aguardam a morte no corredor final do CCZ, Centro de Controle de Zoonoses das prefeituras. […]
Disponível em: https://www.caesparaadocao.com.br/blog/por-que-voce-deve-adotar-e-nao-comprar-animais. Acesso em: 01/11/2023.
Propostas para a redação:
Tendo por parâmetro as informações dos textos da coletânea, além de seu próprio conhecimento sobre o assunto, escreva um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO sobre a questão da compra ou adoção de animais domésticos. A título de sugestão, você poderá: 1) Escrever um texto defendendo a compra de animais domésticos OU 2) Escrever um texto defendendo a adoção de animais domésticos OU 3) Escrever um texto defendendo uma posição favorável tanto à compra quanto à de animais domésticos.
Comentários